Fonte: site endeavor.org.br; Autor: Endeavor e SuperNova
Labs.
Pesquisa Feita por: Israel Medeiros - Diretoria de Marketing
” As únicas decisões que definem o sucesso da sua empresa são as
dos seus clientes.” Bob Dorf (foto)
Empresas são criadas para solucionar o problema
de alguém. Partindo desse ponto, é preciso entender o problema a ser
solucionado, qual a melhor forma de solucioná-lo e, principalmente, como as
pessoas que passam pelo problema gostariam de tê-lo solucionado. Feedbacks são
fundamentais para colocar qualquer negócio no mundo e dar continuidade a
ele.
Empreendedores devem estar sempre alinhados
com seus clientes sobre todos os aspectos da empresa. Antes de tomar qualquer
decisão na sua jornada empreendedora, é preciso validar suas hipóteses com as
únicas pessoas que podem te dar uma impressão verdadeira e imparcial delas. Se,
de 50 pesquisados, pelo menos 15 ou 20 te derem um feedback similar, pode ser
que você esteja no caminho certo.
Bob Dorf, co-autor do livro “The startup owners’
manual” explica o método “Customer Development“, que basicamente sistematiza a
coleta de feedbacks dos clientes e enfatiza o valor do contato com o cliente
para um bom negócio.
Manter um canal de conversa contínua com as
pessoas que pagam pelo seu produto ou serviço é vital. Por isso, saia do
escritório! Vá para a rua e fale com seus clientes!
Vídeo produzido em colaboração com a SuperNova
Labs.
Pesquisa Feita por: Israel Medeiros - Diretoria de Marketing
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